quarta-feira, 13 de julho de 2011

Brigadeiro gostoso? Como fazer?

Ah, todo mundo sabe fazer, então pq falar sobre isso...aí é que tem muita gente que se engana. Um brigadeiro gostoso começa com ingredientes de boa qualidade (leite moça e chocolate do padre..caro, R$6,50 com 2oog), depois uma boa panela, mãos que não param de mexer e ainda acertar o tal do ponto...parece fácil...todo mundo faz...eu mesma fazia muito qdo era adolescente e acho que todo adolescente faz...

Então vou mostrar que uma panela interfere de modo essencial no preparo do brigadeiro e depois dele:



do lado esquerdo a panela que ganhei, da Tramontina. Não queimou, nem fez casquinha nenhuma e ainda só foi lavada com esponja. Aquela outra ali da direita é outra que eu tinha e resolvi fazer pq era uma panela grande...affff...queimou, grudou e ainda tive que deixar de molho com água quente, detergente e esfregar com uma colher...ui!!

Não é de se pensar?

terça-feira, 12 de julho de 2011

Brigadeiro de tubo ou bisnaga de brigadeiro: receita

VALIDADE:


até 7 dias ,depois o brigadeiro começa a açucarar, deixar fora da geladeira, então fazer só alguns dias antes da festinha.

Receita: brigadeiro normal mole ,depois colocar 1 caixinha de creme de leite. Uma receita enche 11 bisnagas.

FECHAMENTO:


encher com saco de confeitar, ou com aqueles tubos de catchup, até 3 dedos antes de terminar o tubo, senão vc não consegue fechar. É só ir dobrando, fica perfeito. Com um saco plástico é melhor, na minha opinião, pq fica mais fácil de segurar com uma mão e encher com a outra. Além de ser mais maleável. Usei um saco desses de mercado e fiz um furinho na ponta. 







E onde encontrar:


Eu comprei as minhas numa comunidade de desconto no orkut, não recomendo. Muita enrolação. Tem esse site da EMBRASIL, mandei um orçamento e muita gente compra de lá, mas tem muitos outros lugares, no Elo7 tbem tem prontas, já com as etiqueta.


lá atrás as bisnagas na mesa de guloseimas

as bisnagas de esquadrão de heróis

eu mesma fiz.
Usei papel adesivo, coberto com contact. Depois usei sem contact. Depois comprei um papel adesivo a prova d'agua, mas o melhor foi o que usei o contact. Cabem 6 numa folha de sulfite.

para encher é melhor uma ajudinha...e o plastico furado na ponta.

vá batendo até encher a bisnaga. aperte o fundo...

depois dobre


esse ano, de 2012, eu usei as bisnagas menores, de 15g. além de ficarem mais bonitinhas, usei menos brigadeiro e enchemos mais rápido. com 3 receitas enchi 60 bisnagas.



Brigadeiro de copinho

Ingredientes:


1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga ou margarina
200g de chocolate picado
1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer:


Em uma panela pequena leve ao fogo baixo o Leite Condensado com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml). Espere esfriar e sirva a seguir.

OBS: O CHOCOLATE PODE SER O BRANCO OU O PRETO DE ACORDO COM SEU GOSTO



rende 20 copinhos bem cheios. Depois coloque Power ball pra enfeitar.


copinhos de brigadeiro, em cima da bancada do Hulk

copinhos de brigadeiro, em cima da bancada do Volverine

Receita de pirulito de brigadeiro

ingredientes:

*bolacha maria (2 pacotes - sempre compro a mais pela segurança das quebradas)
*brigadeiro (quase no ponto de enrolar e já frio) para 60 pirulitos faço 2 receitas
*500g chocolate hidrogenado (uso o Harald) 
*60 palito de sorvete 
*500g confeitos coloridos ou pode ser o tradicional granulado
*papel manteiga
*60 plástico para embrulhar
*60 fitas

Modo de fazer:

pegue 1 bolacha e com uma espátula para geléia passe o brigadeiro, (uma quantidade generosa)coloque o palito centralize e cubra com outra bolacha aperte com cuidado pra ñ quebrar e vá alisando a borda com a espátula, ñ precisa deixar muito grosso o recheio normalmente eu deixo um pouco mais que a espessura da bolacha. Faça todas e deixe "secar" (até o brigadeiro criar uma casquinha em volta) + ou - por 2 horas, depois derreta o chocolate e mergulhe o pirulito vá banhando com o auxilio de uma colher, deixe escorrer um pouquinho e ponha no papel manteiga para secar e jogue os confeitos por cima ( tem q ser rápido pois o chocolate seca rápido), depois embale no celofane e amarre com fitilho.

O brigadeiro dá pra rechear em torno de 20 pirulitos
1kl de chocolate dá pra banhar + ou - 50 pirulitos
e a bolacha vc conta no pct quantas vc precisa, repare se as bolachas ñ estão quebradas e sempre compre um pouco a mais por podem quebrar.
Dica: derreta o chocolate em banho-maria, desligue o fogo e deixe a vasilha na panela mesmo, pois assim seu chocolate vai estar liquido mais tempo e se começar esfriar é só por no fogo de novo e repetir o processo. Se vc derrete no micro e para banhar ele fica em temperatura ambiente o chocolate esfria rápido e o banho fica grosso e vc gasta mais chocolate.


eu faço com + ou - 10 dias de antecedência mas ele pode durar até um mês, a # é que quanto mais "velho" mais mole mole fica a bolacha, de qualquer maneira fica gostoso, guarde em lugar fresco e longe do sol, deixe o chocolate secar bem antes de embalar pra ñ ter problemas de embolorar.



coloque o brigadeiro e o palito no meio, depois coloque a outra metade

deixe secar no papel manteiga

mergulhe no chocolate derretido em banho maria e já passe no granulado

deixe secar no papel manteiga

depois de seco, embrulhe com o plástico e a fita

guarde em uma caixa. faça uns dias antes da festa



pirulito de brigadeiro no cachepo do homem aranha







O que deu e o que não deu certo: festa 2011

Bom, vou fazer um balanço, pra que eu mesma tenha um controle para a festa do ano que vem. Comecei os preparativos em janeiro, com as bisnagas, o que me renderam dor de cabeça. Ainda bem que foi bem antes da data da festa, pq eu ia ter um troço...Esse de se preparar bem antes da festa é ótimo, para quem trabalha muito e tem pouco tempo. E dinheiro, pra falar bem a verdade. Dispensar um tanto por mês deu uma festa linda, cheia de coisinhas e detalhes, que se fosse feita tudo um mês antes, não teria.

A mesa de guloseima foi um sucesso! Cheia de doces, que comprei em caixa, claro, sobrou muita coisa, mas farei novamente. A mesa arrumada fica linda e é um atrativo a parte.


Sem contar que amo demais esse negócio de personalizar tudo. Essa mesa foi um sonho realizado. Nem eu mesma sabia que podia tanto. Claro, tudo caseiro, nada profissional, mas cheio de carinho!!

A mesa do bolo foi outro detalhe lindo. O detalhe do painel em cetim trouxe um ar clean que deixou o tema de super herois mais claro. Realçou as cores deles. Amei. Sem falar que é um tecido super barato. O que tenho que me aperfeiçoar é na pasta americana. Nada do que imaginava. Bem mais dificil, quebrou nos cantos e pra arrumar não dava, até que "remendei" do jeito que deu. Ficou lindo e o mais importante: gostoso!! Ah, sem falar que economizei muito...fiz 2 recheios, um de brigadeiro, outro de ameixa. Não sobrou nadinha...


Esse ano foram poucas crianças. As lembrancinhas de pintar foram poucas embora. O que foi muito foram as caixinhas. Também ao painel de pinatr não deu certo, pq não tinha criança pra pintar...Em compensação a cama elástica foi muito bem aproveitada. Pedi na sexta pra levarem no domingo. Paguei 2 locações, mas valeu a pena.



em curitiba DISK BRINQUEDOS: 41. 3029 7363
Como foram poucas pessoas, cerca de 30, o numero de salgados encomendados foram demais. Claro, ofereci para os convidados, que sairam cheios, e ainda temos aqui pra degustar por mais amanhã...eu adoro que as pessoas levem bastante coisa para se lembrarem da festa na semana e tbem para quem não pode vir. O salgado me surpreendeu. Eu ia pedir de uma pessoa, mas por questão financeira, acabei optando por pegar mais qtdade em menos custo. Pedi do PRONTO SOCORRO DAS FESTAS, o cento em R$20,00 e recebemos salgados deliciosos!! Super recomendado.

salgados, em curitiba: PRONTO SOCORRO DAS FESTAS, no Bairro Alto 41. 3082 2048
Bem, os doces fizemos muitos em copos. O custo é mais alto, mas muito mais delicioso. A tortinha de limão ficou meio estranha, devo ter feito algo errado, sobraram algumas. Dos docinhos, fizemos apenas o doce de leite ninho e brigadeiro. No total 600 doces. Sobrou bastante. Talvez se tívessemos feito apenas 100 de leite ninho teria sido ideal e menos de copinho. Fiz 120 no total. Sobrou uma forma dessas de bolo cheia. É claro que aproveitamos...mas podia ter feito menos...ah, lembramos da torta de frango no fim da festa...rsrsrs
Sobraram 2 formas...eita!!



Vou fazer um post sobre as receitas. Valem muito a pena. Só as bisnagas deram trabalho, mas ainda assim acho que ainda valem a pena!!

No balanço geral, foi uma festa tranquila, calma, com muita gente alegre, divertida pros meu meninos, que é o que vale. Eles se divertiram muito!! E eu fiquei feliz!!

Ano que vem: piratas!! =)